terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A Primavera Árabe. Parte II (Egipto)

II – Da Dominação Colonial à Independência
Egipto
Escravização financeira
Em 1801 os ingleses entraram no Egipto depois da expulsão da invasão napoleónica. Aliaram-se aos senhores mamelucos ([1]) locais. A Turquia enviou um grande exército encabeçado por um triunvirato de que fazia parte Moahamed Ali. Este depressa se tornou senhor absoluto do Egipto tendo expulsado os ingleses e vencido, mais tarde, os mamelucos ([2]). Mohamed Ali introduziu várias reformas no Egipto (nomeadamente na agricultura) mas manteve o regime feudal intacto. Era ambicioso: invadiu a Palestina e a Síria bem como a Grécia e ilhas Jónicas. Acabou por perder todas essas conquistas; em 1840 terminava a Guerra Oriental, com o porto de Alexandria bombardeado pela armada inglesa. Teve de assinar um acordo com os ingleses: em troca de conservar o Egipto (formalmente dependente da Turquia) teve de evacuar a Síria e a Palestina e reduzir o exército. O exército inglês, entretanto, tinha desembarcado no Egipto. Tão cedo a Inglaterra não abandonaria o Egipto.
Com base num acordo com a Turquia o capital inglês penetrou no Egipto. Tornou-se a breve trecho responsável por ¼ das importações para o Egipto e de 1/3 das exportações do Egipto.
Em 1854 Said Paxá, filho de Mohamed Ali tornou-se vice-rei do Egipto. Pró-ocidental e amigo de Ferdinand de Lesseps ([3]) concordou com o plano deste último de construção do canal de Suez. Lesseps conseguiu um contrato que obrigava os egípcios a construir um canal de fornecimento de água e a fornecer 4/5 dos trabalhadores. Foi aberta uma subscrição para a companhia que iria construir o canal. Renegociações do contrato, corrupção e má gestão custaram ao Egipto um prejuízo de 300 milhões de francos.
Os ingleses, por seu turno, tornavam o Egipto num país de monocultura de algodão, cultivado por processos semi-feudais. A exportação de algodão para a Inglaterra desenvolveu uma frota mercantil e o porto de Alexandria. Mas os benefícios iam quase todos para a Inglaterra. O tráfico pelo Suez também aproveitava apenas à França e à Inglaterra.
Sucessivos empréstimos ingleses e franceses (com intrigas criminosas de Lesseps e de banqueiros) para construir infra-estruturas rapidamente amarraram o Egipto a dívidas incomportáveis. Em 1876 a dívida era já de 100 milhões de libras esterlinas (M£), repartida como se segue ([2]): 16 M£ gastos no canal do Suez; 22 M£ em comissões aos banqueiros, taxas de câmbio, etc.; 6 M£ gastos em trabalhos públicos; 56 M£ em juros acumulados. A roubalheira continuou com a Inglaterra a apoderar-se, como colateral da dívida, das acções do canal do Suez. Note-se que 100 M£ correspondiam aproximadamente a 124% do PIB da época ([4]).
Em Outubro de 1876 o Egipto estava insolvente. Foi nomeada uma comissão Anglo-Francesa para controlar as finanças do Egipto; isto é, tratava de sugar o povo egípcio o mais possível. Em 1878 a Inglaterra formou uma Comissão de Inquérito às finanças do Egipto que imediatamente assumiu um tom arrogante perante o Quediva ([5]), impôs o banqueiro Rothschild como controlador dos domínios estatais e um gabinete ministerial formado por europeus (o Gabinete Europeu).
O movimento de libertação nacional
Os agricultores, artesãos e pequenos comerciantes eram esmagados e humilhados pelo Gabinete Europeu. Um sentimento de rebelião alastrou no Egipto dando origem a um movimento de revolta encabeçado pelo tenente-coronel Ahmed Arabi: o wataneum (Nacionalistas). Em 1879 o Quediva Ismail, apoiado pelo wataneum enfrentou o Gabinete Europeu, formando um Governo Nacional e uma Câmara de Notáveis (senhores feudais). A Inglaterra conseguiu, porém, a deposição de Ismail à custa do apoio do sultão turco. Foi substituído pelo filho, joguete dos europeus e por um primeiro-ministro reaccionário, Riaz, ligado aos senhores feudais. Uma Lei de Liquidação do representante inglês fixou a dívida em 98 M£. Os impostos aumentaram.
Em 1881 oficiais do exército do wataneum encabeçados por Arabi revoltaram-se no Cairo e apresentaram reivindicações ao Quediva que incluíam a demissão do gabinete Riaz e a promulgação de uma constituição. A Inglaterra conseguiu que a Câmara de Notáveis nomeasse um aristocrata, Sherif Paxá, que supostamente iria responder às reivindicações de Arabi. Este aceitou, convencido que Sherif não trairia a vontade popular. Iria mais tarde dar-se conta do seu erro. A pressão do wataneum levou Sherif a ter de aceitar Arabi no seu gabinete, mais tarde encabeçado por um primeiro-ministro liberal. Em Maio de 1882 a Inglaterra e a França pediram oficialmente ao Quediva o afastamento de Arabi e a resignação do primeiro-ministro. O Quediva aceitou. Barcos de guerra ingleses chegaram a Alexandria que se tornou o centro da reacção anglo-quedival. O Cairo caiu nas mãos do wataneum e Arabi ordenou o confisco dos «notáveis» egípcios fugidos para Alexandria.
No Verão de 1882 realizou-se uma conferência em Constantinopla para solucionar a situação do Egipto. Tomaram parte a Inglaterra, França, Itália, Rússia, Áustria e Alemanha. A Turquia recusou participar. Sob proposta da França chegou-se a um acordo que estipulava a «não procura de aquisições territoriais no Egipto» por qualquer das potências e a «restrição de intromissão unilateral» no Egipto. Sob proposta da Inglaterra juntou-se à última disposição a frase «a não ser em caso de force majeure». Os ingleses rapidamente fabricaram a «force majeure»: apresentaram um ultimato à guarnição de Alexandria para não restaurar as fortificações do porto. Os egípcios responderam que em caso de agressão externa tinham todo o direito de defender-se. Um novo ultimato foi da mesma forma recusado. Então os ingleses bombardearam o porto ([6])e deram início à guerra anglo-egípcia de 1882. Em 14 de Setembro de 1882 a cavalaria anglo-indiana aproximou-se do Cairo e Arabi foi forçado a render-se. Os ingleses desarmaram o exército egípcio e enviaram unidades punitivas contra os resistentes. Muitos membros do wataneum foram tratados como criminosos, torturados e enforcados. Temendo que a morte de Arabi trouxesse complicações os ingleses deportaram-no. O Egipto tinha-se tornado uma colónia («protectorado») inglesa.
O Protectorado Inglês (1882-1922)
Sob pressão da França e da Turquia, a Inglaterra prometeu, em 1884, que retiraria o seu exército do Egipto. Foi sempre atrasando essa decisão chegando por fim a um entendimento com a França. O governo era nominalmente do Quediva, súbdito do sultão, mas de facto tudo no Egipto era governado por um Alto-Comissário inglês. Entretanto, os ingleses baixaram a dívida pública do Egipto cortando nas despesas de administração e na educação. Assim, em 1888 a França deixou de ter o pretexto do estado das finanças no Egipto para se intrometer na administração inglesa.
A Inglaterra estimulou a monocultura do algodão, controlando por completo todas as fases da produção e transporte. Manteve o Egipto como país agrário, um apêndice de fornecedor de matérias-primas da Inglaterra, asfixiando o desenvolvimento industrial do Egipto.
No final do século XIX nasceram partidos políticos ligados à nascente burguesia egípcia. O mais nacionalista considerava o domínio inglês como uma bênção, embora advogasse reformas. Era contra o feudalismo e o atraso do Egipto. Apelava a um ressurgimento do Islão adaptado aos interesses da burguesia. Um Islão ocidentalizado. O Mufti Abdu, líder desta corrente, proclamou em 1899 uma fatwa ([7]) que autorizava os muçulmanos a praticar empréstimos com juros. O partido nacionalista al-Watan, liderado por Mustafá Kamil, defendia a amizade com o sultão turco e o pan-islamismo. Todas estas correntes políticas burguesas temiam a insurreição popular e procuravam controlar o povo pela religião.
Em 1906, um incidente numa aldeia (Denshavai), que levou as autoridades inglesas a enforcar quatro egípcios, despoletou manifestações populares e foi denunciado na imprensa estrangeira. A Inglaterra demitiu o gabinete. Consultado Mustafa Kamil sobre a indicação de um primeiro-ministro, este indicou Saad Zaghlul antigo membro do movimento de Arabi. Mais tarde, porém, o novo governador inglês nomeou um reaccionário (o copta Butrus Ghali) como primeiro-ministro (1907). Os nacionalistas foram perseguidos e muitos tiveram de emigrar. Em 1911 tinham surgido alguns sindicatos ligados ao al-Watan.
Depois da 1.ª guerra mundial, em 1918, formou-se um novo partido nacionalista, o partido Wafd («delegação») liderado por Saad Zaghlul que chefiou uma delegação egípcia à Conferência de Paz em Paris. Recusando-se a cumprir a ordem da Inglaterra de parar com a agitação política, Saad foi deportado em Março de 1919. Imediatamente se levantou uma revolta popular: durante várias semanas, de Março a Abril, realizaram-se manifestações acompanhadas de greves. Foi um movimento maciço com participação de homens e mulheres, muçulmanos e coptas. A repressão inglesa foi dura: no período de 15 a 31 de Março os ingleses mataram 3.000 egípcios e queimaram várias aldeias. Depois, novamente em Julho, mataram 800 egípcios. Uma Comissão de Inquérito do governo inglês concluiu que o estatuto de protectorado devia ser abandonado. A 22 de Fevereiro de 1922 a Inglaterra emitiu unilateralmente uma declaração de independência do Egipto, que passou a chamar-se Reino do Egipto, sob o rei Fuad, um joguete nas mãos dos ingleses. Estes continuaram a controlar o Egipto, em especial durante a 2.ª guerra mundial em que o Egipto foi usado como base de operações dos Aliados. O rei Faruk sucedeu a Fuad em 1936 e a monarquia continuou como corpo corrupto ao serviço dos ingleses e atacada pelos três partidos da época: o Wafd, representante da burguesia liberal, o partido comunista e a Irmandade Muçulmana, representante da burguesia nacionalista reaccionária e congregando as camadas mais atrasadas da população ([8]).

[1] Casta militar que dominou o Egipto medieval, parecida com a dos janízaros.
[2] V. Lutsky (1969) Modern History of the Arab Countries. Progress Pub., Moscovo. Este é um livro fundamental no tema.
[3] Vice-cônsul francês em Alexandria, dedicado servidor do imperialismo francês, famoso por ter dirigido a obra da construção do Canal do Suez.
[4] Os dados históricos de Angus Maddison (ver nota 4 do artigo anterior) indicam 4.573 milhões de GK$ para o PIB do Egipto em 1873. Tendo em conta o valor em ouro da libra e do dólar em 1873, então 1£1873 vale cerca de 5$1873. Por outro lado, a depreciação do dólar entre 1873 e 1990 é de 11,3 (1 $1873 = 11,3$1990; ver MeasuringWorth.com). Logo, o PIB do Egipto em 1873 medido em libras esterlinas, de acordo com estas estimativas, valeria 4.573/5,5 = 80,9 M£1873.
[5] Título hereditário do governador do Egipto (em nome do Império Otomano), a partir de 1867.
[6] Na op. cit. de V. Lutsky refere-se que um membro do parlamento inglês comentou assim as acções do almirante Seymour que bombardeou Alexandria: «um homem vagueando em torno da minha casa, com óbvias más intenções. Apresso-me a correr aos fechos e trancas e a barricar as janelas. Ele diz que isso é um insulto e uma ameaça contra ele, e trata de deitar abaixo as minhas portas declarando que só o faz por ser um acto de estrita auto-defesa».
[7] Decreto de autoridade religiosa sobre a interpretação a adoptar de uma disposição corânica.
[8] Nascida no Egipto em 1936, a Irmandade veio a espalhar-se por outros países muçulmanos.